Curioso sobre o fenómeno que ocorreu em Belém , ainda hoje provocando polémica entre os que debatem sobre o que era a estrela de Belém?
A estrela de Belém não era um OVNI nem um cometa, não há dados para apoiar o primeiro, apesar do fato de que, por causa de sua estranheza, poderíamos catalogá-lo como tal e não há dados astronómicos de qualquer cometa ou fenómeno semelhante na data do nascimento de Jesus.
Possivelmente, foi uma conjunção de Júpiter e Saturno em Peixes, muito brilhante para o ano -7 aC, no ano que anteriormente chamamos de nascimento real de Cristo, segundo a matança de inocentes.
Uma estrela de Belém que guiou três Reis Magos , que hoje despertam a ilusão dos pequenos ao chegarem carregados de brinquedos e presentes. É a noite da magia, é a noite das crianças, mas ... Os Três Reis Magos nem sempre foram três, seu número variou ao longo da história e até o rei Baltasar não se tornou um rei mágico preto até o século VI para simbolizam as raças na Terra e para as necessidades da Igreja daqueles tempos.
O rei negro, que costumava trazer carvão para crianças cujo comportamento era "ruim", com o tempo se tornou o mágico que dá o melhor e mais presente para as crianças.
De acordo com os escritos atribuídos a São Mateus , os Reis não eram Reis, mas magos - mesmo que originalmente fossem representados com o gorro do mago frígido - e seus nomes não apareceram até o século VI. Os Magos até o século IV eram dois, quatro, seis, doze e até sessenta. Cada um deles até envelheceu: no século XV, Pedtus de Natalibus determinou que Melchor tinha 60 anos, Gaspar 40 e Baltasar 20 - representando a idade do homem.
A descrição física discordava das histórias que existiam na época. Os Magos fazem sua primeira aparição na representação “pictórica” em um mosaico em Apollinare Nuovo (Ravena), no século VI, sua celebração na Europa não começa até o século VII, embora diferentes historiadores também o calculem em torno do V ou VI dC
É Tertuliano, no século III, evitar a má reputação dos mágicos persas, que os transformaram em Reis do Oriente com toda sua pompa de realeza e magnificência, sendo que a partir do século XIX é quando os Magos começam a trazer brinquedos para as crianças e a " Carta aos Reis Maias " é popularizada .
Há uma bela simbologia nos presentes que levam a criança ao portal, todos significam algo e implicitamente carregam todo um fardo sócio-religioso. Esses mágicos do Oriente deixaram três presentes valiosos: ouro, incenso e mirra. Para os leigos, parece a bela história de adoração e, no entanto, tem um significado oculto . O ouro é o presente que é dado a um rei, o incenso é o presente a um Deus e a mirra é o presente que é feito até ao homem, todos juntos na figura de Jesus.
Hoje a simbologia dos Magos é a ilusão, embora por trás deles haja uma grande história.
0 Comentários
Deixe aqui o seu comentário...lembre-se de voltar para ler a resposta...