O mistério simbólico oculto pelos dons dos Magos


A noite de 5 a 6 de Janeiro é a noite de magia e ilusão em crianças e adultos; é a noite dos Magos, daqueles que seguiram a estrela de Belém até o local onde o Deus infantil nasceu, o Jesus infantil.
A imagem tradicional também é acompanhada por uma oferta que Melchor, Gaspar e Baltasar fazem. A oferta é de cerca de três ricos presentes: ouro, incenso e mirra trazidos de terras distantes.
Os Magos representam não apenas a Adoração do Menino Jesus, mas também a união dos povos, das raças que acreditam na mensagem da Salvação. Ao chegar ao portal, ele conta a piedosa história, os Reis se ajoelharam diante dele e ofereceram seus presentes. Presentes que escondem toda uma simbologia e manifesto do futuro da vida do Messias: Ouro é o presente dado a um rei, ao Rei dos Reis, um reino que não é deste mundo e que orbita em torno de um sentimento universal como é o amor e a paz.
O incenso é o presente que é feito a um Deus; as cenas em que ele queimou como oferenda aos deuses eram comuns. Com este presente, Jesus é reconhecido como o Filho de Deus e, como tal, é honrado.
Finalmente , a mirra, uma substância com a qual o corpo foi ungido e endurecido quando a pessoa morreu, é o presente para um homem que terá uma vida mortal e cuja missão era morrer para salvar a Humanidade.
Assim, todos os presentes têm um belo simbolismo directamente relacionado aos futuros escritos de Jesus de Nazaré; nada é deixado ao acaso.

0 Comentários