Em poucas ocasiões, você tem a oportunidade de experimentar a explosão de um meteorito na atmosfera, mas, no Brasil, teve a oportunidade de vê-lo em um carro de corrida que cruzou o céu na última quinta-feira.
Foi um meteorito de tamanho notável que atravessou o estado do Rio Grande do Sul, muito brilhante, que se desintegrou em uma explosão nas cidades de Nova Petrópolis, Canela e Gramado. Não aconteceu como o de Chelyabinsk, que causou sérios danos materiais e vítimas; neste caso, foi apenas o efeito na atmosfera.
Segundo o Globo.com, em comunicação com o professor Carlos Fernando Jung , do observatório espacial Helley & Jungo , o meteorito entrou na atmosfera da Terra a uma altitude de 106,4 quilômetros e foi extinto em uma explosão a 67,1 quilómetros. sobre a região de Las Hortensias.
Jung indicou que a bola de fogo estava chegando a uma velocidade de 44,8 quilómetros por segundo e "o impacto da proximidade de Taquara com esta região (das montanhas) produziu um brilho intenso quando explodiu", explicou ele.
“Embora estejamos no período das chuvas de Lyrid , o meteorito registado não pertence a esse fenómeno. A chuva original a que esse carro de corrida corresponde é a phi Ophiuchids que atingirá seu ponto máximo em 11 de maio ”, concluiu.
0 Comentários
Deixe aqui o seu comentário...lembre-se de voltar para ler a resposta...