O tribunal da cidade de Nova York tornou-se um tópico de conversa entre os internautas depois que uma estátua de 2,5 metros, que homenageia a falecida juíza da Suprema Corte Ruth Bader Ginsburg e sua luta incansável pelo aborto, foi instalada fora de suas instalações. Muitos afirmaram nas redes sociais que a figura se parece com uma “medusa dourada satânica”.
A estátua em frente ao tribunal foi criada pela artista paquistanesa-americana Shahzia Sikander para homenagear o ícone feminista e sua luta pró-escolha. A estátua mostra o colar de renda da falecida justiça usado em volta do pescoço por uma mulher nua que é vista com tranças douradas semelhantes a chifres e braços que lembram tentáculos em ambos os lados. A estátua do tribunal presente no distrito de Flatiron foi baptizada de "AGORA".
Falando sobre o nome da estátua, o escultor disse em entrevista ao The New York Times que recebeu esse nome porque era necessário “agora” em um momento em que os direitos reprodutivos das mulheres estão no controle da Suprema Corte dos Estados Unidos desde Junho de 2022, quando eles anularam os direitos constitucionais ao aborto .
Esta não é a primeira obra de arte que foi criticada publicamente nos últimos dias. Anteriormente, uma escultura de bronze de 22 pés de altura foi recentemente inaugurada em Boston chamada "The Embrace", que retrata dois pares de braços envolvidos em um abraço. A obra de arte, criada pelo artista Hank Willis Thomas, representa Martin Luther King Jr. e sua esposa, Coretta Scott.
A obra de arte de $ 10 milhões recebeu reacções mistas; A colunista do Washington Post, Karen Attiah, criticou a escultura por reduzir os Kings a "partes do corpo". Além disso, o activista e escritor Chip Goines opinou que a escultura parecia dois braços sem corpo e mãos abraçando um traseiro.
O primo-irmão de Coretta Scott King, Seneca Scott , também não se conteve. Em um ensaio online, ele alegou que o dinheiro foi desperdiçado na criação de uma escultura para criar uma “homenagem mesturbatória de metal aos meus lendários membros da família”.
0 Comentários
Deixe aqui o seu comentário...lembre-se de voltar para ler a resposta...