Igreja Anglicana vota por ordenação de mulheres ao cargo de bispo

Igreja Anglicana vota por ordenação de mulheres ao cargo de bispoNesta semana a Igreja Anglicana da Inglaterra realizou um sínodo para decidir sobre a ordenação de mulheres para o cargo de bispo.
O projeto foi votado no final do ano passado, mas não teve votos favoráveis para autorizar uma mudança que há anos está sendo discutida pela igreja.
Na votação da quarta-feira (20), porém, houve uma mudança e 378 votos (de bispos e laicos) foram computados em favor da ordenação feminina. Os votos contrários somam apenas 8 e as abstenções foram 25.
Apesar do avanço, o arcebispo de York, John Sentamu, disse que ainda não é possível comemorar a decisão, pois há todo um processo antes de aceitar mulheres no cargo de bispo.
“Ainda não devemos abrir as garrafas de champanhe, ou da bebida com que celebraremos, porque temos que trabalhar juntos até o fim”, disse.
No próximo ano acontecerá mais uma votação do tema para saber se de fato a Inglaterra passará a ter mulheres bispos. Um novo sínodo deve ser marcado entre julho e novembro de 2014 para retomar a proposta apresentada pelo bispo de Rochester, James Langstaff.
A Igreja inglesa é a única entre as Anglicanas que não aceita a ordenação de mulheres bispos. Na Escócia, Gales e Irlanda do Norte elas já são aceitas e juntas somam 27 bispos mulheres (a palavra ‘bispa’ não é aceita gramaticalmente sendo o correto episcopisa).

0 Comentários