Igreja leiloa volume de Salmos que pode ser o livro mais caro do mundo

Igreja leiloa volume de Salmos que pode ser o livro mais caro do mundoNo dia 26 de novembro uma das cópias do Bay Psalm Book, um dos livros mais caros do mundo, irá a leilão. A famosa Sotheby’s avalia que a obra pode receber lances entre 15 a 30 milhões de dólares.
Esse exemplar de Bay Psalm Book que vai a leilão é parte da coleção de livros raros da igreja Old South Church, localizada em Boston, EUA. Possuindo dois exemplares, os líderes da antiga igreja decidiram vender um deles para levantar os cerca de 7 milhões de dólares que precisam para cobrir seus projetos de reforma do templo.
Todas as demais cópias conhecidas já estão em museus e bibliotecas públicas americanas, incluindo a Biblioteca do Congresso dos Estados Unidos. O título original é The Whole Booke of Psalmes Faithfully Translated into English Metre. Trata-se dos 150 Salmos numa tradução para o inglês de maneira muito próxima ao original em hebraico.
Michael Inman, curador de livros raros da Biblioteca Pública de Nova York, disse que o livro “não é particularmente atraente, sendo até mal acabado. Contudo, é o que o livro simboliza, a introdução da imprensa nas colônias britânicas, um reflexo da importância dada pelos puritanos à leitura e à educação… e a liberdade de expressão. Tudo o que alimentou o impulso revolucionário que deu origem aos Estados Unidos”.
Seu alto valor é por que se acredita que foi o primeiro livro impresso em inglês quando os EUA ainda faziam parte da coroa britânica. O material foi impresso em 1640 pelos membros do movimento puritano que viviam na colônia de Massachusetts. Feitos em uma prensa manual, originalmente eram 1700 cópias. Hoje existem apenas 11 exemplares.
Caso alcance o valor estipulado pela casa de leilões, baterá o recorde de The Birds of America, vendido em um leilão em 2010 por 11,5 milhões de dólares. Atualmente ele detém o título de livro mais caro do mundo.Com informações NY Times e UPI.

0 Comentários