O Desabafo de um Cidadão Português.
Vou começar por me apresentar...............................................Anónimo
Desde á anos que se houve falar de desemprego em Portugal, no tempo do Sr. Passos Coelho fui convidado a imigrar e por 4 anos vivi em Inglaterra, quando o Brexit entrou em vigor voltei o nosso país com a esperança de que algo poderia mudar até porque havia mudado de área de trabalho, deixei de trabalhar em Hotelaria para passar a trabalhar em fabricas e armazéns.
O problema começa quando depois de voltar, o meu Inglês já é superior ao de um estudante saído de universidade e a experiencia laboral é outra completamente diferente.
Nosso país não me recebeu de braços abertos, mas sim, arranjou entraves e burocracias.
A renovação do Cartão de cidadão por exemplo, com pessoas velhas e cansadas atrás de um balcão que levou 1hora para ser atendido, a cada vez que me dirigi ao local, uma desgraça para renovar e outra quando fui levantar. Entraves devido á residência etc. que só quem passa por elas sabe o que falo.
No Centro de Emprego e Segurança Social foi outro desafio, mais pessoas velhas atrás de balcões com ar de quem espera uma reforma que nunca mais vem e cada uma destas com respostas diferentes para a mesma pergunta. " seja que pergunta for"
Depois de anos... hoje, a situação continua a mesma quanto ás pessoas atras de balcões, velhos que deveriam estar a gozar sua reforma e dar lugar aos Jovens que precisam de trabalho, estão lá sem nem saber usar um computador, uma vergonha.
Já eu, acabo por me ver novamente num Centro de Emprego, pela ajuda que os nossos queridos Governantes têm dado ás entidades empregadoras para despedir o trabalhador. Já ninguém ou poucos, conseguem ter um trabalho estável, o que chamávamos de ficar no quadro da empresa ou ter algo efectivo.
Estava em um armazém trabalhando sozinho, com um ordenado 1000 euros fazendo piking e cargas de descargas de camiões... um dia chegaram e apenas disseram que iam fechar as portas e me mandaram para o desemprego, onde agora recebo 600 euros, uma grande riqueza para esses Senhores Governantes que falam á boca grande que Portugal precisa de pessoas para vir de fora trabalhar aqui. E que os nossos não querem fazer os trabalhos que os de fora aceitam... Bull Shite irmão.
O IEFP - faz do cidadão um idiota, no dia que recebemos o subsidio de desemprego é no dia que a carta diz que temos de lá estar para ir fazer cursinhos que não ensina nada a ninguém. Quer um exemplo? Pergunte aos que tiraram o curso para montagem de painéis solares. Ah! E não esqueça que enquanto você está tirando o cursinho, o desempregado não entra nas contagens de estatística do Governo como desempregado. Só Deus sabe o que é para mim, passar a noite em branco sem saber se terei dinheiro para ir de uber no dia que recebo me apresentar naquele teatro. Só para não perder os míseros 600 euros, mesmo tendo descontado anos e ainda somos ameaçados que perdemos. O problema não é perder só perder os 600, para um cidadão com eu, é uma bola de neve, renda de casa, operadora de transmissões, gás, comida etc.
Continuando… como moro sozinho, recebia um apoio, que eles chamam de "extraordinário", para a renda da habitação que alugo, o que era um balurdio de 100 euros.. Em 1 ano foi cortado 2vezes, para 70 euros, depois para os 40 euros mensais.
Hoje, os "extraordinários" 40 euros não entraram, a entidade cortou o apoio sem aviso prévio.
Já estou desempregado desde Setembro de 2025 e quando acedi verificar a pagina deles online, vi que os mesmos estando interligados á Segurança Social e ás Finanças, e tendo conhecimento dos rendimentos de qualquer cidadão, fazem de conta que não sabem nada e está como se eu estivesse a receber os 1000 euros de quando trabalhava. (bandidagem)
Em Inglaterra nunca tive problemas Burocráticos ou dificuldades em resolver assuntos relacionados com as nossas obrigações e ou contrario também não.
Em Portugal, tudo nas paginas de internet deles é para dificultar a vida do cidadão, deixaram de estar para ajudar resolver. Estas entidades governamentais, que referi, a partir das 12H é só com marcações, têm horários incompatíveis com o trabalhador comum, entram 9h e fecham ás 16h ou 17h e claro com hora de almoço certa e o seu Bom Ordenado, no dia 25 de cada mês.
Os Políticos por sua vez é a desgraça que se vê há 50 anos, cheios de promessas vazias... aumentam a idade para a reforma, deixando em aberto que "se já não te sentes bem e precisas te reformar mais cedo" tens uma penalidade. Eles se reformam cedo, sem dores nas costas ou calos nas mãos e alguns recebendo 2 ou 3 reformas ... tem destes que dizem que 5000 euros não dá para viver "não é verdade Sr. Cavaco e Silva?"
Eu falei de mim e digamos que hoje até sinto vergonha de dizer que estou desempregado, tudo derivado ao que esses senhores da Governantes falam por ai, mas parando para pensar, não estou desempregado porque quero, mas sim, por culpa deles.
Se eu não continuar a procurar, não são eles que me vão ajudar com nada.
Nunca baixei os braços e não será agora.
Isto serve de exemplo para si, que hoje tem um trabalho e amanhã não pode não ter, pois gentios já ocupam até nossos lugares em coisa simples que fazíamos e quem sabe com um ordenado mais baixo, com a desculpa que não queremos trabalhar.
A lei da constituição Portuguesa, promete o minimo de qualidade ao Povo desta Nação, mas eu por exemplo: Solteiro sem filhos, com 43 anos de vida, não tenho casa própria, meu carro está a cair aos bocados e sobrevivo como Deus quer, não sou ladrão nem visto Fatos, tenho orgulho de ser Português, mas vergonha dos governantes deste país e pela forma que tratam o povo.
Existem dias menos bons? Sim, existem, mas eu procuro sempre olhar para aqueles que têm menos do que eu, e criar forças para continuar sem deixar o cansaço ou a tristeza me apanhar.
Um bem haja e tudo de bom para ti.

0 Comentários
Deixe aqui o seu comentário...lembre-se de voltar para ler a resposta...