Ateus se esforçam para tirar cruz do Marco Zero em Nova York, onde ficavam as Torres Gêmeas

Cruz do Marco ZeroUma cruz fundamentada no monumento americano do Marco Zero tem sido alvo de críticas de ateus, que pedem para retirar a peça. O Marco Zero é o monumento na cidade de Nova York (EUA) que substitui o prédio das Torres Gêmeas, derrubado no trágico atentado terrorista de 11 de setembro de 2001.

A decisão do grupo Ateus Americanos em tentar remover parte do movimento veio como uma apelação contra a decisão de um tribunal federal em Nova York para manter a cruz formada por duas vigas inclinadas, recuperadas do colapso das Torres Gêmeas.
Como defesa para manter o monumento como está, o tribunal relata que não há como "reescrever a história", pois é apropriado manter a cruz sob seu papel real de memória do local, já que está ligada ao Memorial Museu Nacional de 11 de Setembro, no Marco Zero.
O Centro Americano para Lei e Justiça (ACLJ) apresentou uma instância no processo para reforçar a decisão da corte. O órgão determina que o museu tem a liberdade legal para exibir a cruz em seus arredores.
"Um museu tem a liberdade para exibir artefatos religiosos com temas de importância histórica ou artística, sem entrar em conflito com a constituição. Firmamos nossa posição para que o tribunal de apelações afirme a decisão do tribunal de comarca, que rejeitou esse desafio legal bizarro", disse Jay Sekulow, conselheiro-chefe do ACLJ.
Uma das maiores organizações seculares dos EUA, o grupo Ateus Americanos entrou com um processo, em 2012, alegando que a cruz é inconstitucional, mas a ação foi julgada improcedente logo em seguida, em março de 2013.
O órgão secular promete agora seguir em apelação contra o caso, argumentando que a cruz ignora a presença dos indivíduos não-cristãos, que também procuram homenagear os mortos no episódio de 11 de Setembro.
Caso o grupo ateu continue com sua iniciativa, o ACLJ alerta que a batalha não será fácil, pois a corte representaria a vontade de 230 mil americanos que estão de acordo com a Cruz no museu.
A Cruz Memorial é um símbolo de forte valor emocional para muitos americanos, já que está exatamente no centro do ataque, onde cerca de 3 mil pessoas perderam suas vidas.

0 Comentários