Bispos portugueses associam-se a campanha contra a fome

O conselho permanente da Conferência Episcopal Portuguesa (CEP) associa-se à campanha da Cáritas, que tem como mote “Uma só família, alimento para todos”.
O padre Manuel Morujão, secretário da CEP, disse, no final de uma reunião que teve lugar em Fátima, que é preciso “acordar a consciência de todos” para um flagelo que afecta milhares de portugueses.
“Essa chaga mundial também bate à porta dos portugueses. Dizem que entre 20% e 25% passam fome, também a vários níveis, ou seja, não são alimentados de uma maneira suficiente e isso deve acordar a consciência de todos os cidadãos e, naturalmente dos cristãos”, declarou.
A campanha da Cáritas tem a “adesão explícita” da Conferência Episcopal. “Todos devemos dar as mãos para ultrapassar esta injustiça social”, sublinha o padre Manuel Morujão.
Jornadas vão aprofundar exortação do PapaAs próximas jornadas pastorais vão ser dedicadas ao aprofundamento e aplicação da exortação apostólica “A Alegria do Evangelho”, do Papa Francisco.
O padre Manuel Morujão disse, em conferência de imprensa, que entre os temas dos trabalhos, marcados para Julho do próximo ano, vai ser dada especial atenção à questão das homilias.
“Nós, pastores, devemos bater no peito, porque tantas vezes a homilia é pesada, demasiado extensa e talvez demasiado teórica. Eu acho que é uma responsabilidade eclesial e social tratar bem os fiéis da Igreja e servi-los com a palavra de Deus, viva e eficaz e não com discursos enfadonhos”, sublinha o secretário da CEP.

0 Comentários