Som misterioso está enlouquecendo 2% da população

 É provável que em algum momento de sua vida você tenha ouvido um zumbido misterioso em sua cabeça ou ouvidos. Você olha em volta para ver se mais alguém estava ouvindo, apenas para descobrir que você era o único. Talvez você tenha pensado que estava ficando louco ou sofrendo de algum tipo de demência, mas a realidade é muito mais preocupante, 2% da população mundial sofre com isso . Isso se deve a um fenômeno conhecido como “The Hum (The Buzz)” , um som de baixa frequência que uma pequena porcentagem das pessoas pode ouvir enquanto o restante da população não pode.



O que é zumbido?

O zumbido é um som de baixa frequência, como um caminhão em marcha lenta, que apenas 2-5% da população pode ouvir. As vítimas de zumbido reclamam que, como ninguém mais pode ouvir o zumbido, elas ficam com a sensação de que estão ficando loucas. Também é conhecido por afetar sua vida diária . Os primeiros casos bem documentados de Hum começaram em meados da década de 1970 no Reino Unido. Os moradores de Bristol começaram a reclamar do barulho para o jornal local, o Bristol Post.

Na época, aqueles que podiam ouvir o zumbido disseram que era uma grande distração para suas vidas. Foi ainda ligado a dois suicídios . Em 2011, os residentes de Windsor, Ontário, Canadá, começaram a ouvir o zumbido de forma intermitente. O Windsor Hum, como é conhecido agora, criou tal agitação que o governo canadiano financiou um estudo para encontrar uma explicação . Esse estudo descobriu que o zumbido que alguns estavam ouvindo era um ruído ambiente real, emitido por uma instalação militar perto de Detroit, MichiganEmbora as descobertas não tenham sido definitivas, o burburinho em Windsor pareceu diminuir quando a instalação foi fechada em 2020.

Mas em outros lugares, como Kokomo, Indiana, EUA, o zumbido desconcertante persiste. Por esse motivo, um professor de matemática do ensino médio chamado Glen MacPherson, da Colúmbia Britânica,  criou o mapa World Hum e o banco de dados  para coletar informações e rastrear localizações do Som misterioso.




As teorias do zumbido

Existem várias teorias sobre a origem desse burburinho místico. Algumas delas são plausíveis, enquanto outras são questionáveis ​​e de natureza um tanto conspiratória.

Ventiladores industriais: No caso do Bristol Hum, acredita-se que seja o resultado de grandes ventiladores industriais operando um armazém próximo de Avonmouth. No entanto, essa teoria foi desacreditada quando o armazém fechou há muito tempo.

Chamadas de acasalamento: na cidade britânica de Hythe, a Associação Escocesa de Ciências Marinhas pensou que o barulho era causado por peixes-sapo machos fazendo suas chamadas de acasalamento para atrair parceiros.

Correntes de jato: Em 1973, um instituto de biologia propôs que uma corrente de jato indo contra o fluxo de ar mais lento criava um som de baixa frequência que era amplificado por postes.

Ondas do mar: Uma teoria surgiu em 2015, quando cientistas franceses propuseram que o Hum é gerado quando as ondas do mar se estendem até o fundo do oceano. Eles pensaram que as vibrações vinham dessas ondas que batiam nas plataformas continentais e abalavam a Terra.


Erupções vulcânicas: Outra hipótese científica é que o zumbido é produzido por erupções vulcânicas . Isso foi comprovado durante a erupção de Krakatoa em 1883, que deixou a Terra tremendo por dias a fio.

Relâmpagos: Uma explicação razoável para o zumbido pode ser os 8 milhões de relâmpagos que atingem a Terra diariamente. A carga eletromagnética faz com que o ar entre a superfície da Terra e a ionosfera reverbere.

Outras causas: Alguns especialistas na área acreditam que o zumbido pode ser causado por dispositivos de controle mental do governo , ondas de rádio militares e até mesmo que seja de origem extraterrestre .

Existem muitas teorias, mas até agora o Hum não tem explicação. Pode nunca haver uma resposta definitiva sobre por que o zumbido ocorre em várias partes do mundo. Mas para aqueles que sofrem com os efeitos colaterais, como insônia, fadiga, dores de cabeça, náuseas e perda de memória, a busca por pistas provavelmente durará a vida toda.

O que você acha do zombido? Qual é a sua teoria?

0 Comentários