Mistério resolvido: veja por que estátua egípcia de museu girava sozinha

Mistério resolvido: veja por que estátua egípcia de museu girava sozinhaVocê se lembra da estátua egípcia no Museu de Manchester, na Inglaterra, que se mexia sozinha mesmo estando trancada em um tipo de vitrine? Pois bem, muitas especulações (e investigações) ocorreram sobre esse estranho evento nas últimas semanas – e os resultados verídicos finalmente foram obtidos. Para os supersticiosos de plantão, já avisamos que infelizmente não se trata de nenhum espírito do Egito Antigo.
A estátua de 25 centímetros de Neb-Sanu (e de quase 4 mil anos!) ficou mundialmente famosa por rotacionar sem ninguém tocá-la, porém somente no período diurno – durante as noites, o pequeno objeto simplesmente parava de se mexer. Curiosamente, ele só se mexia por 180 graus e depois parava na posição oposta à que foi colocado.

Teoria que se comprovou

Como anteriormente cogitado, são as vibrações físicas próximas ao Museu de Manchester que fazem com que o peculiar movimento exista. Segundo um especialista da ITV que analisou as imagens e fez alguns testes no local, o resultado é conclusivo: a vibração que faz a estátua rotacionar é combinada por várias fontes que só estão presentes de dia.
Steve Gosling colocou três sensores de vibração ao redor da estátua e analisou os picos por dias. Como o Museu está localizado próximo da Oxford Road (uma avenida movimentada), o movimento constante de ônibus, carros e pessoas origina sutis vibrações que, para a pequena estátua, já são suficientes para ela se mexer. Quando um ponto de equilíbrio é alcançado, ela para o movimento. Veja o vídeo da explicação em inglês:

Gosling diz que são vários fatores que ocasionam o efeito misterioso, porém que não há nada de sobrenatural nele. Como a estátua possui uma base convexa e um nódulo em seu interior, ela é mais suscetível às vibrações – e é por isso que as outras estátuas não demonstram o mesmo tipo de comportamento (todas possuem uma base plana).

1 Comentários

  1. Legal esta matéria , mostra que nem tudo acontece por causa do sobrenatural boa postagem!

    ResponderEliminar

Deixe aqui o seu comentário...lembre-se de voltar para ler a resposta...