Cardiologista que investiga experiências após a morte

Resultado de imagem para experiências após a morte"
“Até 1986, li o testemunho de um estudante de medicina, George Ritchie , que ressuscitou após nove minutos de morte clínica. Fiquei tão impressionado que comecei a estudar esses casos em profundidade. "
Transcrição da Entrevista
Quantos estavam lá?
Em 1988, eu já tinha doze episódios inquestionáveis ​​e criei uma rede de pesquisa com dez outros hospitais holandeses. Iniciamos um estudo clínico prospectivo de 344 pacientes, publicado pelo The Lancet (2001).
Causou um impacto mundial.
Tanto que eu já havia avançado então, quando você me entrevistou, que, após 31 anos de cardiologia, eu me dedicaria exclusivamente às experiências de quase morte (EDM).
O que aprendemos desde 2001?
Temos mais perguntas, além da clássica: se a consciência é um mero produto do cérebro, como pode sobreviver e explicar a experiência da morte?
O que diz a ortodoxia médica?
Que estas são meras alucinações causadas por anóxia (falta de oxigênio).
E o que sua pesquisa lhe diz?
Se a anoxia fosse a causa, todo mundo que volta à vida após a morte teria EDM, porque todo mundo sofre, mas, em vez disso, apenas 18% têm essas experiências.
O que eles explicam sobre eles?
Eles concordam em falar sobre memórias, cognição e emoções e manter a identidade, um ponto crucial, porque o ego é o elo entre a consciência e o corpo.
Luzes, vozes, sua vida em um instante ...?
Eles foram experimentados por milhares de pessoas, mas nem todos os explicam por medo de serem rotulados como lunáticos ou porque acreditam que são causados ​​por medicamentos ou doenças.
Todo mundo experimenta o mesmo?
Nem todo mundo experimenta tudo, mas todo mundo cita algumas experiências recorrentes que coincidem em uma travessia espaço-tempo.
A que se refere?
É a revisão da vida passada, mas também do futuro e do presente: alguns, ao retornar, antecipam eventos e reinterpretam os passados, de modo que geralmente mudam de parceiro, trabalho, existência, porque contemplaram sua vida juntos durante a vida. EDM
Resultado de imagem para experiências após a morte"
Como estão essas visões?
Inefável, a linguagem muitas vezes carece de termos para explicá-las. Um EDM de três minutos pode exigir semanas de testemunho em que um único episódio não se repete. O tempo, como eu disse, passa de maneira única em síntese com o espaço e uma constelação de parentes e afetos.
Por exemplo.
Um paciente se refere a como em seu EDM ele viu um homem desconhecido sorrindo para ele. Dez anos depois, sua mãe agonizante revelou que ele era filho de um relacionamento extraconjugal e lhe mostrou uma fotografia de seu pai biológico, morto em um campo de concentração: ele era aquele homem sorridente.
Como você sabe que esses pacientes clinicamente mortos ainda estão conscientes?
Centenas de casos provam isso. Em Consciência além da vida, explico o de um homem de 43 anos que chegou cianótico, frio, sem tensão e com pupilas dilatadas. A enfermeira removeu a dentadura e a colocou em uma gaveta. Ele se levantou inexplicavelmente após um longo coma e perguntou sobre os dentes.
Se você estiver vivo, eles são muito úteis.
Quando a viu, reconheceu a enfermeira e pediu-lhe que os devolvesse. Ela nos chamou alarmada e, em seguida, o paciente nos contou em detalhes o que havíamos dito e feito quando ele chegou morto na sala de emergência do hospital.
E o que você acha?
Nossa consciência nada mais é do que um relé para essa dimensão do nosso ser em várias. É como um rádio que, enquanto vive aqui, sintoniza esse universo. Nossa morte é apenas uma mudança de consciência, uma transição. Nós apenas morremos em uma dimensão para passar para outras.
É uma convicção religiosa?
É física quântica. Eu não sou crente. Muitas religiões abordaram essa realidade com técnicas de passagem entre essas dimensões, como meditação ou misticismo.
Como você sabe?
Porque estudo casos - dezenas me consultam todos os dias - e as experiências são recorrentes e simultâneas: elas convergem tempo - passado, presente e futuro: têm visões - e espaço em um sentido de unidade....
Resultado de imagem para experiências após a morte"
E esses testemunhos de cada dia coincidem com as histórias de misticismo e as visões de profetas, gurus e santos por séculos.
Está tudo conectado?
Veja a luz (as crianças me dizem que um anjo; os ateus falam de "uma energia" e os crentes, de Deus). Todo mundo se refere ao mesmo e se sente integrado a ele.
Por que a ciência ignora isso?
Até agora, a mecânica quântica mostra que a luz consiste em partículas que são ondas ao mesmo tempo - acho que nossa consciência as transmite - dependendo do estado do observador.
A experiência do objetivo, no final, depende do seu estado subjetivo.
Assim, dos gurus milenares aos físicos quânticos, quando você assume sua transição sem medo, experimenta uma antecipação desse sentimento de plenitude.
Quando a ciência não pode explicar algo, simplesmente o ignora ou nega. O que não significa que isso seja possível. Van Lommel dedica sua vida a buscar a verdade, mesmo que ela esteja indo além da ortodoxia.

0 Comentários