O grande mistério da Andaluzia: os 'rostos de Bélmez'



Faz 43 anos (concluída em 23 de Agosto) desde 1971 uma mulher humilde, Maria Gómez Cámara , enquanto cozinhava alguns pimentões, ficou aterrorizada quando um rosto apareceu no chão de sua cozinha , um rosto que parecia olhá-la, parecia lhe dizer algo.
Esse fenómeno inexplicável e único que ocorreu na pequena cidade da Serra Magina de Jaén, chamada Bélmez de la Moraleda, ainda não foi transmitido à mídia , tendo como epicentro "absoluto" o endereço da Calle Real, número 5.
Movido pelo medo, aquele rosto foi picado e uma fina camada de gesso foi dada, mas esse rosto surgiu novamente. pedreiro Sebastián Fuentes León fez este trabalho para, atónito, contemplar como dias depois essa face reapareceu.
Aquele primeiro rosto parecia representar o rosto de um homem aparentemente, destacando olhos expressivos, seus traços escuros que representavam os bigodes e sua boca . Dias depois, outros rostos surgiram.
Coincidentemente ou não, um repórter estava na área e cobriu a notícia que logo saltou para todos os jornais. Diários da estatura (na época) do jornal Pueblo ou El Ideal o levaram às suas páginas em defesa de sua autenticidade ou falsidade, mas não deixou ninguém indiferente ser notícia de que cozinha e seus rostos em todo o mundo.
Os pesquisadores do paranormal emergem e alguns, também conhecidos como Professor Germán de Argumosa ou o alemão Hans Bender , estavam interessados ​​(e visitaram) o lugar para conhecer e ver o fenómeno, Bender veio a publicá-lo no Zeitschrift für Parapsychologie (Revista de Parapsicologia).
Com uma grande comoção, o Ideal deu um leme e jogou a paranormalidade dos rostos por terra, afirmando que esses rostos haviam sido pintados com nitrato e cloreto de prata, amplamente utilizado na fotografia.
O CSIC realizaria outra análise endossando as substâncias encontradas na análise anterior, mas alertou sobre a maneira particular de colectar as amostras: em um envelope de açúcar, duvidando da veracidade das amostras.
Ónibus cheios de pessoas curiosas chegaram a Belmez para ver “Las Caras”, mas estava longe de ser um epicentro do turismo na Andaluzia. O jornal Pueblo afirmou que os rostos de Bélmez não eram um fenómeno paranormal, como afirma o jornal El Alcázar. jornalista Antonio Casado - jornal Pueblo - falou de censura "não oficial".
E assim, entre as brumas da controvérsia e as dúvidas, durante as décadas seguintes, ele debateu um fenômeno tão importante quanto o de Bélmez de la Moraleda .
Conheci María Gómez Cámara , só a vi uma vez na vida e depois visitei a casa de Maria e a casa dos “novos” rostos de sua sobrinha na rua Cervantes quando Iker Jiménez me enviou para cobrir aparência de novos rostos lá. A verdade é que um fenómeno surpreendente e Maria me despertou uma grande ternura.
Mas devo confessar: não sei a origem dos rostos de Bélmez e não ousaria me posicionar com firmeza.
Muitas hipóteses foram levantadas em rostos que eu ousaria afirmar:
1º.-É um fenómeno paranormal espontâneo.
2º.-É um fenómeno paranormal causado por María Gómez Cámara.
3º.-É uma fraude feita com sais de prata.
4º.-Os rostos de Bélmez foram feitos por alguém conhecido com conhecimento em fotografia.
5º.-São apenas manchas de humidade e um fenómeno de pareidolia.
Outro ponto polémico é que desde 1º de julho de 2005 a propriedade da denominação "Os rostos de Bélmez" é a Sra. Carmen Gómez Hervás, de acordo com o Escritório Espanhol de Marcas e Patentes (SPTO) .
Um fato curioso é que sob a casa de María Gómez Cámara existe um antigo cemitério árabe medieval do século XIII, onde muitos restos humanos surgiram. Da mesma forma, os parapsicólogos conseguiram registar psicofonias (o que não significa que exista um fenómeno paranormal) e na própria casa e no próximo houve fenómenos poltergeist no passado.
José Martínez Romero, Manuel Martín Serrano, José Luis Jordán, Iker Jiménez, Luis Mariano Fernández, Lorenzo Fernández Bueno e muitos outros escreveram sobre esse emocionante fenómeno de diferentes perspectivas , todos válidos (como hipótese) e todos tentando desvendar os mistérios da os rostos.
Jordán Peña foi ainda mais longe, afirmando que os rostos eram uma "pigmentação com uma substância marrom escura", "uma mistura de fuligem e vinagre" e "a ação agressiva de um composto químico" e em entrevista à Sociedade Espanhola de Parapsicologia, disse Jordan. : “Quanto ao enigma do procedimento químico, resolvi descobri que esse composto é encontrado em qualquer farmácia, solicitando um produto da marca alemã para remover manchas de concreto. É perfeitamente claro [o mistério] que as imagens ficaram invisíveis por um tempo, de maneira latente ”.
Ramos Perera , presidente da Sociedade Espanhola de Parapsicologia, disse que, em um teste de infravermelho para "La Pava", que tinha traços de fraude: "Vimos que havia pigmentação adicionada pela fotografia infravermelho, e era possível apreciar as cerdas do pincel" usado Certamente não tínhamos dúvida de que tinha sido pintado.
Para alguns testes existentes, é esmagador , para outros eles foram manipulados ou alterados com um propósito distorcido, a verdade é que novas pesquisas seriam exigidas pelo CSIC (e não por investigadores paranormais ou independentes que possam ter uma ideia preconcebidos ou tendentes) para poder determinar melhor sua origem.
Seja como for, o fenómeno da teleplastia continua a falar, trazendo surpresas e sendo o foco das atenções sempre que falamos sobre isso. Para alguns, é uma fraude; para outros, uma realidade; muitos se esforçam para conduzir programas e estudos lá, mas poucos se aprofundam em um mistério que vai além de seus próprios rostos.
Me perguntaram sobre os rostos da nova casa , de C / Cervantes, mas essa é outra história igualmente emocionante que desperta paixões e ódios em 50%

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