CIENTISTAS CONSEGUEM LER SONHOS DE PESSOAS


Recentemente, cientistas conseguiram realizar um feito inédito: penetrar no estranho mundo dos sonhos e ver o que uma pessoa vê enquanto ela dorme.
Sonhos
Para isso, pesquisadores combinaram dois exames de mapeamento cerebral e um computador elaborado por pesquisadores de várias universidades do Japão. A mesma equipe, em 2008, já havia conseguido ler a mente de pessoas acordadas.
O experimento foi conduzido do seguinte modo: vários voluntários dormiram em um laboratório. Suas mentes estavam sendo monitoradas por equipamentos de  ressonância magnética e eletroencefalograma, e os dados eram transmitidos para um computador. As ondas cerebrais variam conforme o sonho, e o equipamento é capaz de perceber quando isso ocorre. Após acordar, as pessoas eram perguntadas sobre o que tinham sonhado, e as respostas eram também transferidas para o computador, que recebeu dados de mais de 200 sonhos.
Pesquisadores compararam os dados das ondas cerebrais emitidas com as respostas dos voluntários. Ao final do teste, o computador havia determinado com cerca de 80% de precisão o que uma pessoa via durante o sonho, reconhecendo objetos isolados como carro, homem ou família.
Embora a técnica tenha muitas limitações, é um grande avanço tecnológico e para o entendimento do inconsciente. [Scientific American]

0 Comentários