Descubra se Sua Casa é Assombrada

Você ouve passos pesados no corredor de sua casa, mesmo sabendo que ninguém está lá? Portas fecham e luzes apagam misteriosamente? Objetos desaparecem e reaparecem em outro lugar, sem explicação? Esses podem ser indícios de que sua casa é assombrada.
Assombrações em casas, do contrário do que se possa imaginar, são raras e difíceis de provar. Ninguém pode dizer com certeza se uma casa é de fato assombrada, apenas teorizar a respeito.
Entretanto, existe uma lista de "sintomas" de que sua casa pode sim estar sendo habitada por espíritos ou fantasmas:

Os Sinais de uma Assombração:

O primeiro passo é tentar determinar se você realmente tem um caso legítimo de uma assombração. Nem todas as assombrações são iguais, e eles podem apresentar uma grande variedade de fenômenos . Algumas assombrações apresentam um fenômeno único, como uma porta se fechando repentinamente, enquanto outros consistem em muitos fenômenos diferentes, que vão desde ruídos estranhos à aparições.
Aqui está uma lista parcial dos fenômenos que pode indicar que sua casa é assombrada :



•Ruídos inexplicados  - Passos, estalos, sons de "arranhar" ou de objetos caindo, batidas nas paredes ou portas. Os ruídos podem ser tanto sutis quanto altos e constantes.

•Portas, janelas e/ou armários que abrem e fecham sozinhos - na maioria das vezes , estes fenômenos não são vistos diretamente. Podem ser percebidos através do ato de ouvir o som dos mesmos abrindo ou fechando, ao encontra-las de maneira oposta à que foi deixada (ex: se alguém deixou fechada e a encontrou aberta), e até por filmagens do ambiente.

•Objetos que mudam de lugar - As vezes, cadeiras de cozinha, chaves, moedas, brinquedos e outros objetos são movidos de seus lugares misteriosamente, sem a intervenção de algum morador da residência. Muito raramente, o dono da casa presencia o ato desse fenômeno.

•Luzes acendem-se a apagam-se - Da mesma forma, esses acontecimentos são vistos raramente ocorrendo, muitas vezes os moradores encontram luzes acesas pela casa, tendo a certeza de que as teriam deixado apagadas. O mesmo pode acontecer com TVs, rádios e outros itens movidos a eletricidade.


•Itens desaparecendo e reaparecendo - este fenômeno chamado "efeito dopler" (DOP = Disappearing Object Phoenomenon) consiste em objetos deixados em um lugar desaparecerem por um curto ou longo espaço de tempo, e em seguida, reaparecer no mesmo lugar. É como se o objeto fosse "emprestado" por alguém ou algo durante um tempo, e em seguida ser "devolvido" ao mesmo lugar em que foi pego. O objeto pode desaparecer por minutos ou até por semanas.

•Sombras inexplicáveis - é comum a observação de formas e sombras rápidas, geralmente vistas pelo canto do olho. Muitas vezes, as sombras têm formas vagamente humana, enquanto outras vezes eles são menos distintas ou menores.

•Comportamento animal estranho - é conhecido o fato de que os animais tem sentidos mais aguçados que nós, e podem sentir e até ver presenças que o ser humano não pode. Cães, gatos ou outros animais de estimação passam a ter um comportamento estranho como, latir, rosnar e observar algo que aparentemente não está lá, encolher-se, fugir ou se recusar a entrar em um comodo da casa. Gatos tendem a perseguir algo invisível com o olhar e se esconderem.

•Sentimentos de estar sendo observado - Este não é um sentimento raro e pode ser atribuído a muitas coisas, mas poderia ter uma fonte paranormal se o sentimento constante ocorre numa determinada parte da casa e num momento em particular.

Evidência mais fortes:


Os seguintes fenômenos são mais raros , mas poderia ser uma mais forte evidência de uma assombração :


•Fenômenos psicocinéticos - ouvir uma porta abrir ou fechar é uma coisa, mas presenciar isso acontecer é outra completamente diferente. Ver uma luz se acendendo ou desligando por si só é maior prova de que algo inexplicável acontece. Você vê a TV ou o rádio a ligar ou você está presente quando o brinquedo de uma criança começa a se mover por conta própria? Algumas pessoas relatam que quando estão na cama, eles podem sentir e/ou ouvir algo sentado na cama.

•Sentimentos de ser tocado - O sentimento de estar sendo observado é uma coisa, e  sentir como se estivesse sendo tocado é outra completamente diferente . Algumas pessoas sentem algo tocar seu cabelo ou uma "mão" segurar seu ombro. Alguns sentem um puxão suave, empurrões ou cotoveladas.

•Gritos e sussurros - na ocasião, vozes abafadas, sussurros e choro podem ser ouvidos. Às vezes pode-se ouvir músicas de uma fonte desconhecida. As pessoas ouvem os seus nomes a serem ditos. Esse fenômeno ganha mais credibilidade se mais de uma pessoa ouve ou vê a mesma coisa ao mesmo tempo .

•Pontos frios ou quentes - pontos frios são os sintomas clássicos do assombro, mas nenhum caso de uma variação perceptível na temperatura sem causa discernível pode ser uma evidência.

•Cheiros inexplicáveis- a fragrância distinta de um perfume ou colônia que você não tem na sua casa. Esse fenômeno é inconstante, sem qualquer causa aparente e pode acompanhar outros fatos, como sombras, vozes ou fenômenos psicocinéticos ... odores desagradáveis podem acontecer da mesma forma.

Mais raro ainda são fenômenos mais extremos, alguns dos quais foram chamadas de manifestações de Poltergeist , e pode ser uma evidência muito forte de um verdadeiro assombro : 

•Objetos que levitam ou movem ( fenômenos graves psicocinéticos ), pratos deslizam sobre a mesa, fotos ou quadros voando contra as paredes, portas se fechando com muita força , deslizamento de móveis geralmente pesados em todo o piso.

•A agressão física - arranhões, tapas, puxões de cabelo e empurrões . Este tipo de ataque pessoal é extremamente raro, mas obviamente, altamente perturbador.

•outras evidências físicas - Frases escritas inexplicavelmente em papel ou paredes; impressões de mãos e pegadas.

•Aparições - manifestação física de um espírito ou entidade. Estas manifestações também são muito raras e podem assumir muitas formas: névoas de forma humana ou de formação indistinguível, formas humanas transparentes que desaparecem rapidamente, e mais raramente, formas humanas que parecem tão real e sólidas como qualquer pessoa viva , mas que desaparecem numa sala ou até mesmo enquanto está a ser visualizada.

Descartar explicações racionais:

Uma pessoa que tem experimentado alguns destes fenômenos pode ter razões para acreditar que sua casa é assombrada, certo? A resposta de alguns especialistas é não. A mente humana e os sentidos humanos são facilmente enganados e as pessoas podem muitas vezes terem explicações racionais para as ocorrências em suas casas.

Antes de julgar se há um fantasma na sua casa, faça o seu melhor para encontrar explicações racionais para o que você está enfrentando. Praticamente todos os fenômenos listados na página anterior poderiam ter perfeitamente causas naturais:

•ruídos podem ser problemas da casa: os canos ou mesmo pequenos animais como ratos e esquilos e até insetos.

•Abertura e fechamento de portas pode ser indicio de que as dobradiças podem estar avariadas.

•O caso do Dopler poderia ser apenas descuido e esquecimento.

•Sombras poderia ser apenas isso: as sombras causadas talvez, pelos faróis de um carro que passava.

Tão real quanto algumas dessas coisas pode parecer para você , eles realmente poderiam ser apenas produto de sua imaginação.

Mas como mencionado acima, se várias testemunhas experienciam os mesmos fenômenos,são suscetíveis de serem levados mais a sério.
Obtenha ajuda para encontrar explicações racionais para as manifestações. Um encanador pode ajudá-lo a encontrar a causa das batidas. Um carpinteiro pode consertar a porta que fecha por conta própria. Um amigo ou um vizinho pode ser capaz de olhar para sua experiência particular de uma maneira diferente e oferecer uma explicação razoável para o seu assombro. Em suma, fazer todos os esforços possíveis para provar que sua casa não é assombrada .

Faça um diário:

Se você acha que excluir explicações racionais para os fenômenos que estão acontecendo em sua casa, e eles ainda estão ocorrendo de uma forma mais ou menos regular, tente documentá-los. Mantenha um diário dos fenômenos como eles acontecem. Por exemplo:

•02 de junho de 2002 , 10h30 - Estava sentado vendo televisão, quando a luz do banheiro ligou por si só.

•10 de junho de 2002 , 21h14 - Estava na cozinha e ouvi os passos cruzando o corredor novamente. Só eu estava em casa no momento. Fui até o corredor para investigar e não consegui encontrar ninguém.

Um diário como este poderia ajudar com qualquer investigação formal dos fenômenos por especialistas.

Se você ouvir barulhos inexplicáveis, tente de registrá-los com um gravador portátil. Se há fenômenos físicos de qualquer natureza, fotografe ou grave em vídeo. Mantenha sempre o seu diário, a gravação da câmara e equipamento disponíveis para que você possa documentar os fenômenos quando eles acontecem.

Chame os peritos:

Quando você deve chamar um investigador paranormal ou médium? Somente quando você excluiu qualquer explicação racional para o fenômeno que está ocorrendo e está completamente convencido de que sua casa é verdadeiramente assombrada deve entrar em contato com os especialistas. Claro que, se as manifestações são extremas e violentas, e sente que você e sua família se encontram em qualquer tipo de perigo físico ou psicológico, você deve pedir ajuda imediatamente.
Não tenha medo. Geralmente o que está assombrando sua casa pode ser um espírito benigno ou fenômenos com os quais você pode conviver.

0 Comentários